quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HOMESTAY – Oya Kannon

Acredito que o proprósito do homestay é conhecer na pele o dia-a-dia de uma família japonesa. Ter a chance de dormir em tatame, viver bem a cultura japonesa e também ter uma certa mordomia, ser filhinha de alguém por uns dias! :)

Quando a Kurihara-san me buscou, logo em seguida parou no posto de gasolina. E a atendente perguntou se eu era a filha da Kurihara-san! Aí a Kurihara-san falou "Maa, né?" num sentindo de "Ah… pode ser!" Hahaha… achei engraçado! E a atendente não entendeu e perguntou de novo! (curiosiiiiinhaa! hahahahaha) Aí a Kurihara respondeu "Por uns dias é a minha filha!" HAhaha.. adorei!

Fiquei na casa da Kurihara-san! Kimiko Kurihara! ^^

Kimiko Kurihara :) Nós estávamos no SushiYá (sushi de esteirinha!!)

Logo que cheguei, ela me levou para o Templo Oya que fica pertinho da casa dela (e do Seishonen Center! Ela mora a 10 minutos de carro do Seishonen).
Lá dentro tem uma parte que não pode tirar fotos, mas tem umas esculturas feitas na parede das rochas. Enormes! Aí, depois construíram o templo em volta dessa montanha! (ai, foi o que eu entendi…!) Era bem legal… mas me deu um pouco de fobia…! huahuahuahua! Sabe aquele barulho de água de caverna…? Queria sair correndo… tava de boa de ver o Buda de 1000 braços que em cada mão tinha um olho e talz! huahau…




A entrada! Pelo que eu li, é um dos templos mais antigos do Japão. Construído em 810!
Bem receptivo! hahaha... Mas eles deviam fazer essas esculturas na entrada pras "coisas ruins" não entrarem!

Purifique-se com a aguinha de poço! Ahammm... tá bom que vou beber essa água!

Aí dentro tem uma escultura feita nas rochas desse paredão. É uma "deusa" com mil braços e em cada mão tem um olho para proteger a humanidade (ahn?)

Dá um ligo! É muito bonito!

Arquitetura! Pelo que entendi da explicação da Kurihara, é tudo encaixado. Não tem pregos... (méldélzzz... essa galera era muito foda!!! Sensacional)

Como não podia tirar foto lá de dentro, tirei um monte do jardim!

E essa árvore!? Nossa... é muito mais lindo do que aparece nas fotos!

Achei bonito! Ela está em cima de uma flor de lótus?

Beeeeeeeemmmmmm sereeeeenaaaa....

O bom do Japão é que quase não tem pernilongo. Se vc entra num jardim desses no Brasil em pleno verão... um abraaaço! Aqui tem muito grilo e uns bichos barulhentos! Fazem a maior sinfonia todo dia!

Os pedidos!

Pra quem sabe ler kanji...! hahaha... Se não me engano está escrito Oya Kannon.

Um pouco mais a frente tem uma escultura feita em homenagem aos falecidos na II Guerra Mundial, em meados dos anos 50. (isso eu li num panfleto! Magina se eu entendesse tudo isso da explicação em japones da Kurihara? Eu ia tá fodona no japa! ahahah)

Essa escultura é enorme! Foi inteira talhada a mão!

"Vai láaaa! Eu tiro uma fotinho!!" hahaha... eu!

O jardim!

É muito alto! Se não me engano tem 27 metros de altura!

Tem uma escadinha pra subir! Dá pra ver tuuuudo! :) Inclusive chegar mais perto do céu... que tava lindo!

Oizinhoooooo ^_^

A vista lá de cima!

A cidade de Utsunomiya lá de cima!

Não vejo a hora de chegar o outono! Todo mundo fala que é a estação do ano mais bonita! Fica tudo avermelhado! Imagina isso tudo avermelhado!?... UAU...

Depois à noite ia ter um jantar na casa da Kurihara-san! Ficamos cozinhando juntas! Aprendi umas coisas novas! hahaha! Mami, me aguarde! ^^ Ebi-fry (tempurá de camarão com dicas da Kurihara!), um franguinho massa com uma folha que não-sei-o-nome e umê. Olha que detesto umê, mas ficou uma dilícia. Será que essa folhinha tem no Brasil? Humm!!…

No jantar vieram 3 amicas: A Anna (brasileira), a senhorinha engraçada (esqueci o nome) e a Hanzawa-san!
Foi engraçado, mas foi difícil acompanhar a conversa…! HAhahah… A Hanzawa-san sabe falar português e trouxe rapadurinha pro pessoal comer de sobremesa! :D
Mas ela mesma nunca tinha comido e achou doce bagarai! hahaha!

Muita coisa deliciosa!

Nhammy!

Amica que não lembro o nome! Muito divertida!

Hanzawa-san! Vou falar mais dela no próximo post!

Kurihara-san fofa de lencinho!

O marido, Sr. Kurihara (é "san" pra todo mundo, nunca dá pra saber se é homem ou mulher..)

A Anna! Pá, mostrei fotos da família e ela disse que te conheceu quando você fez Kenshuu há 10 anos atrás! WOW!

Everibádi no maior papo e eu não entendendo nada!

Os Kuriharas! ;D

Aí no dia seguinte, a Hanzawa-san me levaria para conhecer a Cerimônia do Chá lá em Nikko.

Aí o Sr. Kurihara perguntou se eu gostava de beber "Osakê nonde?" = Tu bebe, mocinha?
Siiiiim!!! "Beeru daisuki" = Adooogo uma brejinha
(e no calor monstro que está no Japão… nada melhor que um saborzinho amargo, né? Tô bebendo mais ou menos um litro de chá por dia! É geladinho, amargo, muito bom pro calor! Iyemon Otchá)

Ficamos bebendo, aí depois ele se empolgou pra mostrar todas as coisas que tinha feito manualmente na casa! As instalações de luz com até 3 interruptores, a mesa giratória pro jantar – que nem de restaurante chinês, sabe? – as rodinhas nas cadeiras! Ele colocou rodinha em tudo na casa! hauhauahu!!! Aquelas mesinhas de telefone, vix.. tudo! Mas foi divertido! o Sr. Kurihara tem uma super saúde e disposição! Muito bom!

A mesinha giratória que o Sr. Kurihara fez! :)
 
Ah é! Na casa da frente, moram os pais do Sr. Kurihara.

No Japão, tradicionalmente, quando o 1º filho é homem e ele casa, os pais vão morar com a família. Ou o casal vai morar com os pais do noivo. Eles moram um na frente do outro. Os pais dele já deve ter uns 80 e poucos anos! Suuuuuuper velhinhos, fofinhos! Aí a mãe dele veio me dar de presente okosukai! Que fofa! No passeio de Nikko comprei docinhos de omiyage! ^^

Bom, acabou o dia, fui dormir porque o dia seguinte ia ser longo!
(assim como os posts! hahaha...)

5 comentários:

Carmen disse...

É curioso e interessante conhecer a cultura de cada localidade: o modo de viver, a culinária e até as construções históricas como o templo que voce teve a oportunidade de visitar. As fotos ficaram maravilhosas! Amei... não vejo a hora de ler o próximo post.
Bjs

Tio Marcinho disse...

Não usa prego? Aham... então deve usar um monte de parafuso!!! (pensam que me enganam.... hunf!)

Agora, a tal árvore é igual a mim... muito mais bonito pessoalmente do que na foto!
A diferença é que, no meu caso, eu também sou ainda mais bonito no escuro do que sou pessoalmente... =D

A estátua de vinte e tantos metros de altura me lembrou uma piadinha ótima:
"Calculei o meu IMC (Índice de Massa Corpórea) e descobri que estou 30 cm abaixo da minha altura ideal!"

Ah, a folhinha, acho que tem uma equivalente aqui sim!
Perguntei agora pro cara do trampo: que folha é aquela da janela?
Ele respondeu: "sei-o-nome-não". Eu acho que é uma versão brasileira dessa aí que vc citou...

Mal posso esperar seu próximo post...
Tô adorando aprender essas palavras novas em japonês. Principalmente essa tal de "Bagarai"...

Bjocas do tio

Carmen disse...

hahahaha... vc e o Marcinho me fazem rir muito...

Esther disse...

Heee... Que longo! Mas adorei ler tudo hahaha!! Que legaaaaaaal Verô! Pessoas legais kkk : ) fotinhas mais legais ainda :3 ... o Kurihara-san é um senhor bem habilidoso, gostei ein :D ... agora a 'brasileira' que nunca comeu rapadura me fez sorrir hahaha ^^ ... e a dona Vero falando "Beeru daaaaaisuki♥" me fez rir kkkkk hahaha sua cara responder algo assim :D

Veronica Onuki disse...

Huahuahauhau! Ai Tiooo! Sempre dou altas risadas com seus comentários! :)

Né Esther?! Japa me servindo rapadura foi demais! hahahaha...!

Beijão